AD assume papel de oposição construtiva e responsável em Oliveira de Azeméis

A cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos de Oliveira de Azeméis, realizada no TEMA, marcou o início do mandato 2025-2029 num ambiente de solenidade, civismo e participação cívica. A tomada de posse dos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal simbolizou a renovação do compromisso democrático e o reforço da confiança dos oliveirenses nas suas instituições.

Pedro Marques, Ana Isabel Costa e João Costa lideram a oposição na Câmara Municipal

A coligação AD – PSD/CDS continuará, neste mandato, a liderar a oposição ao Partido Socialista na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, com três vereadores: Pedro Marques, Ana Isabel Costa e João Costa.

Pedro Marques regressa ao executivo municipal com o mesmo espírito de serviço público que o distinguiu enquanto vereador em mandatos anteriores. Ana Isabel Costa e Silva, arquiteta e professora auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, integra o executivo como independente e assume este desafio “guiada por um espírito de missão”, convicta de que “é no domínio público que se constrói a alma de Oliveira de Azeméis e se afirma a identidade dos oliveirenses”. João Costa, de 29 anos, maestro e mestre em ensino pela Universidade de Aveiro, é o mais jovem elemento do executivo. Presidente da JSD de Oliveira de Azeméis “quer uma comunidade mais participativa, criativa e com oportunidades para todos”.

Com esta equipa, a AD assume-se como voz ativa, exigente e responsável na Câmara Municipal, comprometida com a fiscalização rigorosa da ação do executivo e com a defesa dos interesses de todos os oliveirenses.

Helga Correia sublinha o papel da Assembleia Municipal como espaço de diálogo e fiscalização

Na instalação da Assembleia Municipal, Helga Correia, líder da bancada da AD reafirmou o papel fundamental deste órgão na vida democrática local.

“Assembleia Municipal não pode ser vista como um órgão secundário”, afirmou, sublinhando que cabe a este espaço deliberativo garantir “o equilíbrio entre os poderes locais e a transparência das decisões”.

A deputada destacou ainda que a AD “assumirá uma oposição firme, responsável e construtiva”, honrando a confiança dos cerca de 13 mil oliveirenses que votaram na coligação. Defendeu também o reforço da transparência e do acesso à informação pública, propondo que as sessões da Assembleia passem a ser transmitidas online, para permitir uma maior participação dos cidadãos.

Onze eleitos da AD tomam posse na Assembleia Municipal

Além de Helga Correia, integram a bancada da AD – coligação PSD/CDS na Assembleia Municipal os seguintes eleitos:
Francisco Silva, Florbela Silva, Ana Pedro Soares, Fernando Pais Ferreira, Adélia Teorgas, Bruno Rodrigues, Nuno Pires, Francisca Loureiro, João Rebelo Martins e José Rodrigues dos Santos.

Este grupo plural e representativo de várias áreas da sociedade oliveirense assume o compromisso de exercer o mandato com lealdade, transparência e sentido de serviço público, contribuindo para um funcionamento mais próximo e participativo da Assembleia Municipal.

Helga Correia apelou ainda a uma gestão imparcial dos trabalhos da Assembleia e à disponibilização atempada dos documentos necessários ao escrutínio dos assuntos municipais, lembrando que “a democracia local fortalece-se quando há clareza, responsabilidade e respeito institucional”.

Uma oposição firme, próxima e orientada para o futuro

Com três vereadores na Câmara Municipal e onze mandatos na Assembleia Municipal, a AD – coligação PSD/CDS consolida-se como principal força da oposição em Oliveira de Azeméis.
Pedro Marques e Helga Correia reafirmaram o compromisso de representar todos os oliveirenses — os que votaram na coligação e os que escolheram outras opções políticas —, assegurando que “a voz das freguesias, das associações, das empresas e das famílias será ouvida e respeitada”.

A cerimónia ficou ainda marcada por um momento de silêncio em homenagem a Francisco Pinto Balsemão e Laborinho Lúcio, figuras de referência na história democrática do país, evocadas com respeito e reconhecimento.

Com responsabilidade, proximidade e sentido de missão, a AD inicia agora um novo ciclo político em Oliveira de Azeméis, empenhada em garantir uma governação mais transparente, equilibrada e centrada nas pessoas.

Partilhar notícia:

Noticias relacionadas