António Bastos recorda processo de desagregação e sublinha confiança em Rui Monteiro

Na sessão de apresentação da candidatura de Rui Monteiro à Junta de Freguesia de Pindelo, realizada no passado dia 30 de agosto, também interveio António Bastos, que recordou em detalhe o percurso do processo de desagregação das freguesias de Pindelo e Nogueira do Cravo.

Dirigindo-se aos pindelenses e pinhoenses, António Bastos lembrou que a criação da União de Freguesias “não correu bem” e que rapidamente a população manifestou descontentamento, materializado num abaixo-assinado com mais de 800 assinaturas, promovido por José Almeida, conhecido como “Zé da Eva”.

A partir desse movimento, foi criado um grupo de trabalho em sede da Assembleia de Freguesia, do qual fez parte, e que elaborou o dossier da desagregação, com a colaboração do Professor Doutor Rui Zeferino. O processo, concluído em outubro de 2023, foi aprovado pela Assembleia de Freguesia e pela Assembleia Municipal e remetido à Assembleia da República.

Contudo, em dezembro de 2024, chegou a notícia do chumbo inesperado do processo. Segundo António Bastos, a Junta de Freguesia enviou autonomamente dados incorretos para a Assembleia da República, o que comprometeu a apreciação do pedido. Após insistência junto do candidato à Câmara Municipal, Pedro Marques, foram finalmente enviados mapas e previsões corrigidas que demonstravam que as condições para a desagregação estavam reunidas desde o início.

No seu discurso, António Bastos fez questão de salientar o papel de Rui Monteiro, enquanto presidente da Assembleia da União de Freguesias, que “acompanhou o processo desde o início com empenho e dedicação”. Recordou ainda a sua experiência profissional, conhecendo-o há mais de 15 anos enquanto técnico da Segurança Social de Aveiro, onde sempre se destacou pela disponibilidade e rigor.

Para António Bastos, as eleições autárquicas representam “o renascer da autonomia na gestão da freguesia de Pindelo” e exigem uma liderança com “conhecimento em organização, gestão e dedicação”.

“O Rui Monteiro, pela sua experiência profissional, pelo conhecimento adquirido como presidente da Assembleia de Freguesia, e em conjunto com a sua equipa, é a pessoa certa para promover o desenvolvimento da freguesia de Pindelo, recorrendo a apoios financeiros e sociais que permitam melhorar a vida de todos”, afirmou.

Partilhar notícia:

Noticias relacionadas